OBJETIVO

Preparar os profissionais para a elaboração dos projetos arquitetônicos e de engenharia de edificações, observando todas as normas de segurança e legislações para a proteção contra incêndios. Também, a execução e a manutenção das instalações de proteção contra incêndios segundo um Projeto de Proteção Contra Incêndios (PPCI), bem como laudos técnicos, perícias, consultorias, entre outros.

PÚBLICO ALVO

Engenheiros e Arquitetos/Urbanistas; Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho; Professores; Técnicos de nível médio; Estudantes de Engenharia e Arquitetura; Bombeiros Civis e Militares; Projetistas; Analistas de Gerentes de Projetos; Instaladores; Inspetores; Fabricantes; Seguradores; Consultores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*A proteção contra incêndios e o projeto de edificações;
*Classificação das edificações;
*As medidas de proteção contra incêndios nas edificações;
*Detalhamento das medidas de proteção contra incêndios:

  • Isolamento de riscos;
  • Compartimentações horizontal e vertical
  • Saídas de emergência;
  • Acessibilidade nas saídas de emergência;
  • Controle da fumaça de incêndio;
  • Sinalização de emergência;
  • Iluminação de emergência;
  • Sistemas de detecção e alarmes;
  • Brigadas de incêndio;
  • Sistemas de extintores de incêndio;
  • Sistemas de hidrantes e de mangotinhos;
  • Sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers).

Obs.: No curso, serão observadas a Legislação Estadual de Mato Grosso, as normas brasileiras aplicadas, as normas americanas da NFPA e a Lei Estadual nº 56.819:2011 do Estado de São Paulo.

INFORMAÇÕES GERAIS

Duração: 20 horas;
Horário: Das 8h às 19h (com intervalo para almoço);
Metodologia: Projeção multimídia e quadro para explicações (resolução de exercícios);
Incluso: Apostila, pasta, caneta, certificado, coffee-breaks e inclusão no grupo de colaboração e discussão “Engenharia de Incêndio” do Telegram, com a participação efetiva do Prof. Telmo Brentano;
Vagas: Limitadas;
Investimento: R$980,00 (dividido em até 12X).

DATA

.

10 e 11 de novembro de 2018.

.

LOCAL

Rua Francisco Goulart, 1183, Vila Goulart, Rondonópolis/MT – Telefone: (66) 3421-0069

.

INSCRIÇÃO




.

TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES:

.

.

.

.

INDIQUE UM AMIGO

.

PROFESSOR

Telmo Brentano

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Hidrologia Aplicada e Construção Civil. Professor (aposentado) das Faculdades de Engenharia e Arquitetura/Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde março de 1980. Professor (aposentado) da Escola de Engenharia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na qual ingressou em 1974. Foi professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – RS. Foi professor do curso de formação de oficiais bombeiros da Academia de Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Coordenador Acadêmico dos cursos de Engenharia, membro do Conselho Universitário, membro do Conselho de Coordenação do Ensino e da Pesquisa e Presidente da Câmara de Ciências Exatas e Tecnologia, todos na UFRGS. Foi coordenador do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da PUCRS. Foi coordenador geral do XXIV COBENGE – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, promoção da ABENGE, realizado em Porto Alegre em 1994. Apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais de engenharia nas áreas de ensino e tecnologia das instalações hidráulicas. Foi conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA/RS). Atuou como projetista e responsável técnico pela execução de instalações hidráulicas de edificações residenciais, hospitais, frigoríficos, etc. Ministra cursos de atualização profissionais para profissionais de engenharia e de arquitetura/urbanismo nas áreas de instalações hidráulicas prediais, instalações hidráulicas de combate a incêndio nas edificações e proteção contra incêndios nos projetos de edificações. Já ministrou mais de 170 cursos e palestras na área de Engenharia de Incêndio em 23 Estados do Brasil. Foi professor em vários cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no RS e SC. Foi consultor e perito em Engenharia de Incêndio. É membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É membro da National Fire Protection Association (NFPA), dos Estados Unidos da América. É autor do livro “Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações”, lançado em abril de 2004. Em 2015 foi lançada a 5ª edição. É autor do livro “A Proteção Contra Incêndios no Projeto de Edificações”, lançado em outubro de 2007. Em abril de 2015 foi lançada a 3ª edição. Em 2005, recebeu o prêmio “Engenheiro Destaque”, escolhido pelos leitores da Revista Incêndio, de São Paulo.

.

#InstitutoIntegrar ➡️ A sua melhor formação está aqui!

 

.

Cursos Presenciais